terça-feira, 21 de agosto de 2012

Não importa o dia, SORRIA!

olá, queridos leitores e amigos do blog! O tempo anda curto, mas a saudade de escrever é imensa.
Os assuntos atrasados são muitos, mas como a maioria deles é denso demais para tratar rapidamente e sem um envolvimento mais profundo, vou falar de uma coisa simples, que todos bem conhecemos e faz parte do dia a dia de todos nós, o SORRISO; Ou melhor dizendo, os benefícios que ele traz, a quem, mesmo que sem motivos óbvios, se esforça para mante-lo na face, no seu dia a dia.
Muitas das pessoas do meu convívio social, que não me conhecem mais intimamente ou pouco sabem sobre minha vida pessoal, costumam me questionar constantemente e até tirar suas próprias conclusões pessoais, do porque da minha constante "felicidade"! Embora me considere uma pessoa, um tanto agraciada e super de bem com a vida e posso até afirmar, "feliz"... existem momentos, que coisas acontecem em minha vida cotidiana, como acontece a todos os demais mortais que nos rodeiam, que realmente, me deixam triste, chateada, cansada, desesperançosa e até adoentada, que de fato, é o meu momento - Estou a uma semana com uma gripe horrorosa, que me deixou acamada, sem a menor disposição para nada -  não me impedindo porém, de  durante o percurso, abrir um largo sorriso por motivos simples e até banais, como, ao me deparar com alguém que gosto, ao ouvir uma bela música, relembrar algo engraçado e saudoso, ou simplesmente ao cruzar com um desconhecido qualquer - num elevador por exemplo - que num reflexo condicionado, me dispara um sonoro "Bom dia", apenas por dividirmos o mesmo espaço, sem saber ao certo o que dizer. Essas situações sempre me deixam meio que constrangida e nada como um sorriso, mesmo que amarelo, para selar a "paz" territorial e momentânea.
O que quero dizer, é que a vida, por mais bem humorados que sejamos, sempre tem seus maus momentos, momentos difíceis e dolorosos, independente de nossa vontade, mas que não devem ser empecilho, ou justificativa para vivermos mal encarados, como se a culpa de nossas decepções e fracassos, fosse de todos ao nosso redor e nós ,como grandes vitimas, devêssemos descarregar em todos, todo o peso, "escondidos e protegidos", por nossa carranca fechada, assustando criancinhas  e destilando nosso veneno e mau humor. Parem pra pensar... NO QUE ISSO MUDA NOSSA SITUAÇÃO? Os problemas existem... FATO. Mas o que de fato, isso pode fazer a diferença na solução dos mesmos? Ficar sério, mal encarado, poupando seus sorrisos que nada lhe custam, pelo contrário... o que isso te acrescenta? Seus problemas se solucionam mais rápido? Ou você acha legal posar de "vitima das circunstancias", no coitadinho que nada dá certo e só se lamenta... ou porque você acha, que de repente uma alma generosa e recheado de compaixão, vá olhar para você atentamente e vá,como num passe de mágica, solucionar todos os seus problemas só porque você está triste e faz questão absoluta que todos ao seu redor vejam isso? Eiiiiiiii!!!Leiam uma coisa com muita atenção... NINGUÉM GOSTA DE GENTE TRISTE. DE GENTE CHATA. De gente que ao invés de arregaçar as mangas e tentar descobrir uma maneira para solucionar o que lhe atormenta, fica cabisbaixa e emburrada pelos cantos, como se fosse a ÚNICA criatura no mundo que tivesse problemas. ACORDA! TODOS tem problemas. Uns mais sérios, outros mais corriqueiros e fáceis de resolver, mas TODOS tem problemas e o que difere umas pessoas das outras, é o fato de, que forma ela encara essa realidade e se posiciona na real intenção de soluciona-los.
Sabe, poderia enumerar diversos tipos de problemas... Por exemplo, quem não tem dinheiro, sofre pensando em como fazer para te-lo, como pagar sua contas, como sobreviver. Quem tem, também sofre, só que por medo de perde-lo, de um dia deixar de te-lo e por pensar constantemente num meio de multiplica-lo e protege-lo para que nunca falte. Isso sem dúvida deve ser um problemão para quem tem. Veja bem... muitos são os motivos que podem nos atormentar. Quem não tem um amor, sofre, por não ter em quem pensar, não ter com quem dividir a vida, as alegrias , os bons momentos, as dores... Já quem tem, sofre para mante-lo. Sofre por ciume, por insegurança, por um medo constante de, de repente acordar e se dar conta de que o amor ficou para trás, que acabou. De novo o medo da perda. A vida sempre se divide, no desejo de conquistar algo e no dos momentos subsequentes, de como se manter aquilo que tanto se quis e o terrível medo da perda. Ou seja, nunca estaremos plenamente satisfeitos e completos a ponto de não nos chatearmos e  termos motivos absolutos para sorrir plenamente. Sempre haverá algo, que irá nos aborrecer ou preocupar a ponto de  nos fazer franzir a fronte, causar rugas e roubar nossos sorrisos. Mas pergunto de novo...Porque tem que ser assim? O que os problemas tem haver com sorrisos? Temos que nos fechar, para mostrar ao mundo o tamanho da nossa dor? Por que, que por mais que estejamos dilacerados por dentro, não podemos nos esforçar e abrir um sorriso, para assim pelo menos, alegrar o dia de quem nos rodeia, tornando o ambiente mais "leve"... Mais suave... Mais pacifico?! Já que nossos problemas não mudam, pelo simples fato de cerrarmos o semblante e nos fecharmos em copa para o mundo, por que não encarar a vida, os problema,s com um sorriso nos lábios? 
Sabe, pode parecer utópico demais de minha parte, mas o fato é, que se nada muda, porque não optarmos em começar um dia e encarar os problemas com um sorriso nos lábios, ao invés de uma aparência sisuda e de poucos amigos? Isso afasta as pessoas de você. Isso faz com que você se torne inacessível e a menos que essa realmente seja sua intenção... mude já sua postura! Abra um sorriso e contagie todos ao seu redor.  Faça o teste e veja que isso é real e que um dia, que as vezes inicia rançoso e triste, pode se transformar num dia agradável e até com gratas surpresas e sabe porque? Embora seja uma atitude simples e fácil de se assumir, o sorriso tem um poder incrível e pode fazer muito por você. Todos as pessoas necessitam ser aceitas, se sentir queridas, bem vindas, sentir que alguém sentiu prazer com sua presença e conseguimos demonstrar isso facilmente, sem dizer uma única palavra, apenas com um sorriso. É muito raro alguém resistir a um belo e sincero sorriso. Um sorriso raramente não é retribuído, com um sorriso mais aberto e simpático ainda. Assim como o bocejo o sorriso contagia. É quase que um espelho, um bate  e volta. Um reflexo direto. Já experimentou, sorrir gratuitamente a alguém que você mal conhece, mas que acabou de ser apresentada a você? Ela pode até não estar muito confortável ou simpática a sua presença, mas é muito, muito difícil mesmo, alguém responder a um sorriso, com uma expressão de rejeição... como uma careta por exemplo. Não dá. Não é legal, educado, gentil... Você retribuir um simpático sorriso, com uma expressão desagradável.  Pesa. Aquele que não sorri se sente mal. Você pode até não pronunciar uma única palavra, por timidez ou por não saber mesmo exatamente o que dizer em determinadas situações, mas um sorriso franco e aberto, faz com que você demonstre o quão satisfeito e confortável está  em determinada situação ou ao conhecer alguém. É uma expressão de aceitação. É como se fosse uma concordância...um "seja bem vindo" na linguagem muda!(rs) 
Olha... eu sei que existem momentos na vida da gente, que nossa alma chora, que estamos massacrados de tanto sofrimento e dor, mas uma coisa eu garanto a vocês, poucas, ou melhor raríssimas foram as vezes, que ao sair de casa, numa maré dessas, mais por necessidade do que por vontade mesmo, que ao me deparar com alguém, não tão bem encarado assim, eu tenha aberto um largo sorriso, mesmo que forçado a principio... eu não tenha sentido uma alivio grande e uma satisfação momentânea, como que um analgésico naquele momento de dor, ao receber de retorno um belo e simpático sorriso. O sorriso é transformador. "Quebra", expressões pesadas e duras, as transformando quase que num carinho. Sabe... Sorrisos são "homeopáticos" e podem fazer por nós muito mais do que podemos nos dar conta. Um sorriso abre portas. Atrai pessoas. Encanta. Fascina. Aconchega. Acalma. Cativa. Um sorriso é uma pequena semente, que plantamos na vida dos que nos rodeiam, diariamente, que o passo a seguir, é uma bela colheita... Senão de bons momentos, com certeza, de fazer com que as pessoas ao seu redor, o vejam como alguém especial e FELIZ, alguém que é bom se ter por perto, alguém que independente de suas dores, tem o prazer de semear ao redor, o que tem de melhor em si, que é a certeza, que mesmo vindo os problemas que vierem, se tem a plena consciência, de que ninguém tem culpa das suas dores e a certeza de que tudo na vida passa e espera que o que te fere passe, com um sorriso nos lábios. Isso vai fazer da sua vida, uma vida muito mais leve, alegre, na certeza de no decorrer do caminho, quem sabe, além de bons momentos, colherá possíveis grandes amigos. Companheiros. Admiradores. Parceiros. 
Todo mundo gosta do que é bom. Do que faz sorrir.   De quem nos trata bem e muitas vezes é num simples sorriso, que muitas belas estórias podem ser inciadas e tonarem-se inesquecíveis.
Não percam tempo! Não importa o dia, sorria! Que até mesmo um dia nublado, pode ficar iluminado, quando recebemos um belo sorriso, de quem nos quer bem ou até mesmo de quem nem nos conhece tanto assim.
Siga em frente. Mantenha-se firme e sempre que puder, sorria. Porque tenho certeza, ele fará muito por você!
Beijos recheados de sorrisos a todos e principalmente a aqueles que acham que não há razão para sorrir. Para sorrir não preciso um motivo especial. Você só precisa querer. Exercite e de repente perceberá que tudo ao seu redor, também passará a sorrir para você. Sorrir pode não te fazer feliz, mas te fará melhor.

Luz e paz para todos e até breve, espero.
SORRIAM! Alegra a alma e aquece o coração!! :D
                           

Bjsssssssss
                 M.A

8 comentários:

  1. LINDOOOOOOOOOOOOOO E INSPIRADOR! TO SORRINDO AGORA! BJSSSSSSSSSSSSSS INFINITOS!!

    ResponderExcluir
  2. a mais pura verdade. muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela participação, com seu carinhoso comentário!!:D
      Volte sempre!!
      bjsss

      Excluir
    2. Adorei ! Suas palavras positivas saõ sempre muito bem vindas na minha vida! Beijos Mil

      Excluir
    3. Que bom Thereza querida! Obrigada pelo carinho e pelas palavras carinhosas!
      E nunca comentei... mas você é uma das pessoas, que sempre que me vem a imagem a memória, vem acompanhada de seu belo e farto sorriso!
      Considere parte deste post, dedicado a você!:D
      bjsss e obrigada!

      Excluir
  3. SORRIR,SORRIR SEMPRE VALE MTO A PENA.QD MENINA SEMPRE FUI MTO RISONHA ESPONTÂNEAMENTE + QD A GENTE CRESCE E VIRA ADULTO A COISA MUDA UM POUQUINHO,POIS AS VEZES A VIDA NOS FAZ COLOCAÇÕES SEM A MÍNIMA GRAÇA.PORÉM COMO VC DESCREVE LINDAMENTE E SUAVEMENTE TEMOS Q FAZER DO SORRISO UM LINDO E ÚTIL HÁBITO P Q A VIDA NOS VÁ BEM.COMO VC DISSE TEMOS Q EXERCITAR MESMO E Q DE REPENTE VAMOS PERCEBER Q TUDO AO NOSSO REDOR PASSARÁ A SORRIR TBM.SORRIR PODE N TE FAZER FELIZ COMO SE QUER + COM CERTEZA TE FARÁ UMA PESSOA BEM MELHOR.PARABÉNS E ESCREVA SEMPRE,FAZ MTO BEM AO NOSSO SAUDOSO ♥!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... "O hábito faz o monge!" rsrs
      É bem por ai... sempre que possível escreverei sim!!:D
      Bjsss

      Excluir