terça-feira, 24 de abril de 2012

Cabrito bom não berra?Quem disse isso?


 Olá, a todas as queridas e queridos  que por aqui passarem!!:)

Dentre vários temas sugeridos por meus queridos leitores,quero comunicá-los os "critérios" para desenvolver e publicar um tema! rs
Não sigo nenhuma ordem especifica de prioridades! recebo o tema, arquivo, começo a pensar sobre e na melhor forma de mostrar meu ponto de vista a vocês, sem ser "invasiva" demais no de cada um, visto que,  sempre desenrolo o tema de acordo com minhas vivências pessoais e filosofia de vida!
Só que, espero bater a tal da "inspiração",porque sem ela ( a "alma" de todo escritor ou artista) não há como fazer uma coisa simples, se tornar aprazível e agradável aos olhos ou ao coração.
VIVER É UMA GRANDE INSPIRAÇÃO; UMA INSPIRAÇÃO DIVINA!
Dado este pequeno "relatório" a vocês, rs...  prossigo e justifico o tema hoje proposto!
Estávamos eu e um amigo conversando sobre problemas cotidianos, quando ao narrar uma certa situação dolorosa, suspirei e exclamei com os olhos já marejados de lágrimas... "É eu sei que preciso ser forte e não chorar, mais tem horas que a dor é tão aguda e o caminho se estreita tanto parecendo não ter saída, que não tem jeito, "explodo" em lágrimas"!
Alguns de vocês se reconheceu nessa frase? Creio que sim...
Pois bem... para minha surpresa meu amigo disse: " Mas quem foi que disse que você não deve chorar?Quem disse que cabrito bom não berra,não sabia o que estava dizendo;porque o cabrito pode até berrar se a DOR ta forte, o que vai dizer se ele é bom ou não, é ele RESISTIR a dor e seguir em frente! CABRITO BOM não é o que não berra, mas o que NÃO MORRE COM A DOR!"
Bem, ao me deparar com essa tirada inesperada e um conceito um tanto diferente sobre o tão antigo dito popular, me fez parar IMEDIATAMENTE, porque para pensadores e contestadores como eu, basta uma nova perspetiva sobre qualquer assunto, que faz com que eu pare na hora seja lá o que eu esteja fazendo para avaliar analiticamente o fato e buscar uma razão para tal... e foi o que fiz!
Ao ficar só, em meus pensamentos, o danado do "cabrito" não me saiu mais da cabeça!(rs...)
E nesta diferente e divertida metáfora proposta por meu amigo, fiz uma comparação rigorosa entre eu e o cabrito dele(rs) e compreendi exatamente o que ele quiz dizer com isso...
Sabe, a vida nos obriga a sermos tão fortes o tempo todo para enfrentar as barreiras e  pequenas ou grandes dores diárias a que somos expostos constantemente, que chega uma hora, que fica IMPOSSÍVEL não abrir o "berreiro"!
São perdas, mágoas, decepções, doenças do corpo... doenças da alma, surpresas desagradáveis que vem como um golpe de machado afiado (que nos dilacera e destroça por dentro) e várias outras coisas que nos machucam (além claro da própria luta para ganhar "NA" vida,porque "DA" vida, não há como ganhar, pois ela é suprema e magnânima em nos direcionar para onde ela bem entende e por seu bel prazer)... Que fica difícil uma vez ou outra não sucumbirmos em nosso humano desespero!
Perceberam? HUMANOS... Sim! Somos humanos! seres feitos de carne e osso, que sentem dor, medo, fome, frio, amor, prazer, saudade, raiva e todo tipo de sentimento e sensação, que nos diferencia dos demais mortais da face da terra, que porém, somos obrigados a viver e suportar tudo como se fossemos feitos do mais forte dos metais (poderia até citar o ficticio metal "adamantium", que é introduzido no corpo do personagem Wolwerine da Marvel, tornando-o  indestrutível,pois se auto regenera; só que NÃO somos o Wolwerine né?! infelizmente...rs)!
E é ai, que fraquejamos... quando finalmente nos deparamos com a fragilidade de sermos humanos e sentimos nossa cruz pesada demais para continuar a caminhada e muitas das vezes nos perguntamos: "Mas porque eu? Tinha que acontecer isso justo comigo?"
Pois é... acontece comigo, com você, enfim... com TODOS nós em algum momento da nossa caminhada; e é quando temos que decidir se desistimos e nos damos por vencidos, ou se como criaturas, onde há a centelha Divina,  apesar de tudo, apesar da dor ou do amor (porque amar as vezes dói e MUITO), seguimos em frente com força garra e determinaçao para que façamos cumprir o grande proposito de quase todos nós creio eu, que é ser um vitorioso NA vida, apesar das adversidades e não um derrotado, que nos daria o terrível "título" de fracassado até o fim de nossos dias!
O que eu quero dizer com isso gente, é que...
Momentos difíceis todos nós temos... chorar muito, quando o peito já não suportar mais tanta dor, todos choraremos e isso não deve ser desmérito para ninguém, com bobagens do tipo: "homem não chora" ou "chorar é para os fracos" (afinal,nada mais fofo do que um homem que chora né?! eu pelo menos acho, dependendo do motivo, claro!rs),que ao contrário do que muitos possam pensar, isso NÃO é sinal de fraqueza, mais sim de que somos HUMANOS e temos SENTIMENTOS... e que não importa se o "cabrito berra ou não", o que importa é que mesmo nos debulhando em lágrimas, tenhamos forças, determinaçao em continuar depois de cada obstáculo que surge em nossas vidas, tendo a CERTEZA, que tudo isso faz parte da natureza humana e que depois da "tempestade sempre vem a bonança" e que quase sempre na vida uma perda ou dificuldade antecede um ganho ou uma vitoria futura e que por mais que ao olhar ao caminho, não saibamos exatamente onde ele vai dar, não paralisemos como derrotados, embebidos em nossa dor e auto piedade, seguindo a caminhada com esperança e a certeza que podemos não saber o porque das coisas na vida, mais a vida... 
A vida  sabe todos os porquês! 
A vida é como um jogo de xadrez! o objetivo principal é o Xeque-mate! Tem os que quando acham que vão perder, desistem antes do final; Tem aqueles que se satisfazem com um empate e os PERSISTENTES, que independente das circunstancias, NÃO DESISTEM NUNCA,  mesmo que tudo possa parecer perdido, porque no xadrez ... de repente o jogo pode virar, basta paciência e estrategia! E assim é na vida!
 E ai... que tipo de jogador você quer ser???
 Pensem nisso meus queridos e espero poder ter ajudado alguém de alguma forma, com minhas humildes porém dedicadas palavras!
E lembrem-se: Se doer, BERRE! porque não importa quantas lágrimas tenhamos que derramar, o importante é sempre seguir em frente, porque...
                      "Cabrito bom não é aquele que não berra, mais aquele que não morre com a dor"! ;)

Obs: Eu NÃO jogo xadrez, apenas usei na metáfora e caso eu tenha falado algo muito errado sobre, perdoem-me os amantes e praticantes do jogo, corrigindo-me se quiserem ,OK?!criticas construtivas serão sempre bem vindas! ;)

bjsssssssssssss e ate...
                                  M.A






8 comentários:

  1. ISSO MERECE SE DIVULGADO PRA HUMANIDADE, POIS FINGIMOS QUANDO CALAMOS NOSSA DOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de uma forma ainda pequena,é o que pretendo com o blog,fazer com as pessoas possam dividir suas dores e ouvir uma palavra de alivio e consolo!
      Muito obrigada!
      Luz e paz p ti!!
      bjsssss

      Excluir
  2. ISSO MERECIA UM LIVRO DE CABECEIRA. PARABÉNS PELA VISÃO REVELADORA.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia m vejo nesses temas tão inpirados pelo teu ♥.sendo mto esclarecedor pois o tempo passa e nos deixamos mtas vezes sem berrar pois achamos q esconder a dor é menos problemático.
    É,com essa explanação sua cheguei a conclusão q o melhor mesmo é berra e bem alto se puder,pois do q adianta guardar uma dor q com o tempo ela só corroeu vc por dentro e n te trouxe nenhum tipo de benefício sentimental?
    Inspire-se sempre,é mto bom acordar,abrir seu face e ir direto compartilhar dessas delícias,delícias...

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Não sabe a satisfação que sinto em estar sendo útil e conseguindo levar um pouco de alento a certos coraçoes já cansados de as vezes bater só porque é seu trabalho e não mais por prazer e opçao!! A vida é única e nosso maior presente,não devemos jamais desperdiça-las mesmo que no meio de pranto e de dor,pq sofrer assim como amar também fazem parte do viver!!! cabe a nós aprendermos com essas experiencias... ;)
    bjsssssssss
    bjsss

    ResponderExcluir