terça-feira, 19 de junho de 2012

Onde mora a tal da felicidade?


Olá meus queridos e queridas que por aqui passarem... Inicio desejando a todos uma semana iluminada e repleta de paz! :D
Iniciei o post, com essa belíssima imagem, a qual, a meu ver... é um pedaço do paraíso aqui na terra e que em minha fértil e fantasiosa imaginação, eu seria muitíssimo feliz num lugar mágico como esse.
Quero falar sobre a tão discutida felicidade e que para muitos, ainda continua sendo uma grande utopia ou desilusão total, por buscar... buscar e jamais encontrar, por talvez, creio eu, não saber exatamente qual o caminho exato a seguir, no afã de finalmente deparar-se com ela.
E ai?! Onde mora a tal da felicidade? Existe um "endereço" exato, onde possamos bater a porta e ela nos deixar entrar ou ela está dentro de nós e só temos que a deixar sair? Do que realmente é composta a felicidade? Onde podemos encontra-la?
Esses últimos dias para mim, tem sido de grandes e corriqueiros acontecimentos, os quais posso dizer, independente das circunstâncias ao meu redor, me senti muito feliz.
Muitos podem pensar... "Mas o que de tão grandioso e sensacional, pode ter acontecido na vida dela, para que ela esteja se sentindo tão feliz e plena? será que ganhou na loteria?(é um dos meus sonhos...rs) Será, que foi promovida a algum cargo de destaque e importância, socialmente falando... ou será que é um novo amor?(Sim...porque as pessoas tem a péssima mania de associar, a só estar/ser feliz, se um desses fatores foram absolutamente predominantes em suas vidas, ou melhor ainda os três juntos)
E eu digo: NENHUMA das alternativas acima! Continuo dura feito um coco...(infelizmente!!rsrs) desempenho a mesma função a 21 anos... "Mãe e administradora do lar"( um nome mais categórico para DONA DE CASA!!rs), por OPÇÃO que fique claro... pois "filhos" (no meu caso filhas), sempre foram prioridade na minha vida, desde que me entendo por gente e muito antes de eu realmente me tornar mãe.
Costumo dizer, que sou mãe por VOCAÇÃO, ou quem sabe algo que trouxe de outras vidas.
E, quanto ao quesito "novo amor"... convivo com o mesmo a quase 25 anos, que apenas se "renova", depois de cada crise ou momento do tipo..."Como posso viver com uma pessoa tão diferente de mim a tanto tempo?" que todos os casais "antigos" normalmente passam. (rs)
Ou seja... tenho um "novo velho" amor, a cada ciclo de vida e mudanças que ambos atravessamos em parceria, porém individualmente por vivermos como UM, sem perder as características de DOIS. Vivemos nossas diferenças em conjunto. Tudo e todos passam... e nós como "UM" permanecemos.
Então vocês podem me perguntar... "Mas então o que de tão inédito aconteceu, para se sentir tão feliz"?
Digo: NADA!exatamente isso... nadinha de nada ou... TUDO.(rs) Tudo como sempre foi, os mesmos personagens, só que num outro cenário.
Vou explicar...
Sabe quando a vida de uma hora para outra, decide promover certas reviravoltas e desorganiza o grande quebra cabeça, que é a nossa estória e deixa tudo fora do lugar pra arrumarmos tudo de novo... por puro capricho?!(rs)
Pois bem... como eu disse acima, as "peças" são as mesmas... a possibilidade de reorganiza-las numa outra "base" de apoio é que o grande lance!
Tenho uma vida tranquila, graças a Deus e a muito esforço e dedicação... organizada e confortável.
Ao contrário do que muitos possam fantasiar a meu respeito, não tenho grandes ambições em relação a nada, a não ser o fato de antes de partir deste mundo, ter a certeza que minha missão foi cumprida com êxito, que é deixar minhas crias, prontas a encara-lo, munidas de conhecimento, caráter, dignidade, coragem e fé... quesitos que julgo fundamentais, para o sucesso de qualquer um, seja apenas como um ser humano de bem, ou uma personalidade ilustre e celebre.
Porém, nós, seres humanos, temos o péssimo hábito de nunca estarmos plenamente satisfeitos, achando que sempre nos falta algo para finalmente sermos "felizes", mas que graças a Deus, esse não chega ser o meu caso. Não na "integra"!(rs)
No GERAL, é sempre aquela estorinha... Você tem um belo carro, que te serve muito bem, mas... "Ah...a hora que eu comprar AQUELE carrão importado, ai eu serei feliz!"; ou... "Nossa, essa casa que vivemos é bem legal, mas a hora que tiver uma piscina, eu serei bem mais feliz!", ou... "Puxa vida, minha mulher é tão boa, mas reclama tanto... devem ser os anos de convivência que desgastaram a relação... tá na hora de arrumar outra!" e por ai vai...(rs)
Só que o que todo mundo esquece, é que a insatisfação faz parte de todos nós e que mesmo, que consigamos o MELHOR e mais caro carro, mesmo que nossa casa, tenha todos os "acessórios" modernos e de ultima geração, com 15 suites para acomodar seus hospedes...(rs) mesmo que você tenha A MULHER mais bondosa, bonita, gostosa e inteligente do planeta... Você sempre vai achar que tá faltando alguma coisa e que você poderia ter e merece algo bem melhor. Porque o ser humano é naturalmente insatisfeito;
Baseado nisso, é que temos que nos dar conta e analisar onde realmente "mora" a nossa felicidade,do que ela depende e o tempo, que se perde preso ao que NÃO temos, deixando de ser felizes com aquilo que temos; Aquilo, que está ao nosso alcance, que é realmente importante para nós. Aquilo que o dinheiro não compra e que a vida pode nos tomar de uma hora para outra, sem nem nos pedir licença pelo simples fato de que nada é verdadeiramente nosso, mas sim um grande "empréstimo" para utilizarmos, pelo tempo que passamos sobre a face da terra. Aquilo que somos e temos verdadeiramente nosso, que é nossa essência, que independente de onde estejamos, com quem, ou em que circunstancia, ninguém nos tira a não ser a própria morte, que é a desilusão de quem vive; E foi isso que fiz... 
Nessa grande sacudidela, que recebi da vida, tirando tudo do lugar... parti para uma cidade estranha, como já comentei em outros posts, deixando para trás, tudo de familiar, confortável e comodo a que estou habituada, ou seja, sai da minha "zona de conforto".
Para alguém que se sente satisfeita com o que a vida deu por empréstimo e sem grandes ambições... "mudar", de uma forma geral, pode ser um tanto desagradável e incomodo e levantar muitos questionamentos, do tipo.. "como, porque, e agora, como será e o que fazer"... me fazendo pensar, QUAL o verdadeiro motivo que a grande "mestra" vida, querendo me ensinar algo, mudou tudo tão de repente.
Crédula do principio que "nada acontece por acaso, tudo tem um porque"... observar atentamente todos os "sinais" que a vida nos envia, me faz questionar sempre mais e mais e é nessa ótica, que cheguei ao meu destino, praticamente "sem lenço e sem documento". Apenas com uma pequena mala nas mãos, com umas mudas de roupas, que em minha "rotina" diária e cotidiana, não dariam nem para o começo. 
E lá fui eu, "reconhecer o território" e analisar os prós e os contra de toda situação e foi onde me surpreendi grandemente com os fatos subsequentes... "positivamente" falando!
Nos dias que passei lá, recheada de expectativas e cheia dos porquês, mesmo longe de todo o conforto a que todos nós nos habituamos e ao qual julgamos IMPOSSÍVEL viver e SER FELIZ sem, a cada novo dia que iniciava, ao invés de insatisfação e desconforto, por não estar rodeada do meu acolhedor e tão habitual lar... uma sensação de satisfação e prazer iam tomando o decorrer do meu dia. Hora por hora, encontrando motivos para sorrir em pequenas coisas, as quais por estar "acomodada" a rotina diária já havia esquecido o quão importante e agradável eram.
Gente...exemplo: Alguém consegue se imaginar "sobrevivendo" nos dias de hoje sem uma geladeira ou um fogão?! itens básicos para suprir necessidades primárias, como comer, beber e conservar seus alimentos para consumir de forma saudável?! NÃO!! não é? É tudo já tão "básico" e inserido no contexto, que nem dos damos conta do quão importantes são na funcionalidade diária, mas que no "quesito" : PRECISO DISSO PARA SER FELIZ! São TOTALMENTE descartáveis... podendo ser substituídas facilmente, assim como muitas outras coisas que julgamos não poder viver sem. Tudo é uma questão de adaptação e ótica, porque para ser feliz MESMO, precisamos de muito pouco.
E antes que questionem, como fiz para suprir minhas necessidades alimentares e não passar fome... é óbvio, que não deixei de comer, até porque isso no meu caso é IMPOSSÍVEL, embora eu até gostaria muito, que possível fosse...(rs) e me alimentei como pude, horas com comidas maravilhosas em lugares sensacionais, hora degustando um belíssimo "pão com mortadela", na padaria da esquina, só para matar a fome mesmo e não fui menos feliz por conta disso...(rs)
Bem... o que quero mostrar com tudo isso, é que para sermos felizes, as circunstâncias ao seu redor, as "coisas", pouco importam, são apenas complementos no todo... porque a felicidade é muito mais do que TER, é um estado de espirito, uma sensação de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes de nós.
Que pouco importa onde você está ou o porque, mas sim COMO você está. Como você se sente consigo mesmo, que o resto passa a ser só um detalhe.
Ser feliz, depende de quem está ao seu lado, para dividir com você, esses momentos únicos de prazer absoluto, nas pequenas coisas ao seu redor. Quem você tem. Com quem você pode contar. Pode ser um amigo, um vizinho, um amor ou simplesmente alguém com que valha a pena dividir seu momento e suas emoções. Porque de nada adianta termos uma coisa maravilhosa, uma novidade incrível para contar se não tivermos com quem dividir não é?! A felicidade é FARTA demais para guardarmos só para nós, ela necessita ser dividida.
Ser feliz, é saber apreciar nas paisagens e curtir o bem estar e satisfação que um belo dia de sol, pode nos proporcionar. É ver nas coisas simples da vida, a beleza que realmente existe, no milagre que é a vida humana. 
Ser feliz é ver nos olhos da pessoa que te ama o quão prazerosa é sua presença, independente de como esteja vestida, dos "acessórios" ou penteado que esteja usando. É rir de piadas antigas porém esquecidas, como se fosse a primeira vez que estivesse ouvindo. 
Ser feliz, é cuidar de quem você ama, demonstrando através de gestos simples,como um sorriso inesperado, ou suave e carinhoso beijo... o quanto você está feliz de estar JUNTO, dividindo esses simples momentos. 
Ser feliz é muito mais do que ter. É uma sensação. É SER você mesmo, mesmo sem "títulos" e onde ninguém te conhece e ainda assim as pessoas te admirarem e quererem dividir sua presença com os demais. 
Ser feliz é ter alegria de viver. É agradecer aos céus por mais um dia na terra, recebendo a gigantesca dádiva, de se tornar alguém muito melhor, ajudando pessoas que antes jamais vira,como se fossem velhos conhecidos. 
Ser feliz é ser grato, por todas as vezes que caiu, mas que em cada queda, aprendeu a se levantar e recomeçar tudo do zero, aprendendo uma grande lição. 
Ser feliz é ser GENTE, é ser bom, é fazer pelos outros o que gostaria que fizessem por nós, sem esperar nada em troca, apenas pela oportunidade de evoluir como ser humano.
Ser feliz, é muito mais do que nossos olham possam ver. 
Ser feliz é uma questão de atitude e coragem... e a felicidade está, exatamente onde você  quiser que ela esteja. Basta você se libertar das convenções humanas que nos prendem a tantas coisas vãs, na ignorância de ali estar ela, quando para isso basta olhar para dentro de si. 
Ser feliz é demonstrarmos ao mundo,através  de pequenos gestos e atitudes, quão bela a vida pode ser, se assim desejarmos.
Ser feliz, é finalmente descobrir onde "mora" a felicidade e ela mora, onde está sua paz...
 E ela vai estar onde você estiver, de dentro para fora. Basta você querer e acreditar.
 A felicidade é SER e não TER. A felicidade É você!
Sejamos felizes com o que temos, porque o que teremos... poderemos jamais vir a ter!
Eu vi e compreendi nesses dias, que para sermos felizes, basta muito pouco, desde que você verdadeiramente deseje e entenda, que a felicidade mora exatamente onde raramente a procuramos e onde ela verdadeiramente está... DENTRO DE NÓS! E fui feliz, como a muito não era, vendo nas coisas simples da vida e nas pequenas atitudes, quanto tempo perdemos, presos ao tolo jargão: "Só serei feliz a hora que..." E fui plenamente feliz, pura e simplesmente, com o que a vida me impôs!
Espero que com minha experiência, possa ajudar alguém que ainda esteja "perdido",em busca da sua felicidade, em caminhos tão distantes, sem  nunca ter se dado conta, de que ela está bem perto de si, basta querer encontrar.
Pensem nisso... ;)

Muita luz na vida de todos e uma linda semana!!

Bjssssssssss
                  M.A

11 comentários:

  1. É REVELADORA A DESCOBERTA A TANTO ESCONDIDA POR UMA SIMPLES E FINA CAMADA DE CEGUEIRA MATERIAL OU CEGUEIRA INDIVIDUALISTA, ONDE SOMOS MAIS IMPORTANTE QUE TUDO E TODOS. LENDO SEU TEXTO ME VEJO LAVADO, TRANSLÚCIDO, CAPAZ DE ENXERGAR TÃO PERTO DE MIM O QUE BUSCAVA, AS VEZES TÃO LONGE OU EM COISAS VANS E DE FÁCIL DESVALORIZAÇÃO. ACHEI DENTRO DE MIM O QUE ME BASTA PARA SER FELIZ. COMO A IGNORÂNCIA NOS LEVA A NÃO CREDITAR OS SIMPLES GESTOS, AS PESSOAS AMADAS NAS SUAS MAIS DIFERENTES FORMAS DE AMOR.
    ESTAVA TÃO PERTO DE MIM A FELICIDADE E EU NÃO VIA.
    SIMPLESMENTE, SUA MENTE FOI GUIADA POR DEUS.OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito, muito feliz em poder contribuir de uma forma simples, porém sincera e honesta, na busca de cada um por si mesmo e o que realmente pode nos fazer feliz!
      Muito obrigada pelas lindas palavras e pelo carinho de perder alguns minutinhos,lendo o post e fazendo a gentileza de me retornar!
      É minha maior recompensa, sem dúvida alguma...
      Mais uma vez,obrigada!Volte sempre!
      bjssssssssssss

      Excluir
  2. M.A muito obrigada por essa luz enviada,vivi muitos anos presa no q não fizeram por mim para o meu crescimento pessoal para q eu fosse mais feliz,esquecendo realmente de olhar para o que eu tenho de mais precioso q é a minha linda e admirável família,e faço por ela o q não foi feito por mim (.) e o faço com muito amor.A partir de agora vou dar um novo rumo na minha vida deixando de culpar e olhando pro q realmente me faz feliz bjs e muito obrigada admirável escritora!!!!!! vc é o meu livro de auto ajuda rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, eu que agradeço grandemente, pela oportunidade de me fazer "ouvir"(ler...rs) e poder através das minhas simples palavras e experiências por mim vividas, transmitir um pouquinho de "luz" como você disse,(rs) para que cada um encontre seu caminho para alcançar sua paz!
      Tenho isso como uma "missão" divina e a abraço com todo meu carinho, respeito e dedicação.
      Depoimentos como o seu,são o que me fazem não desistir de seguir adiante, com um grande projeto, que é de alguma forma ajudar o próximo com o dom que recebi, que é o dom da palavra.
      MUITO OBRIGADA de verdade... e espero SEMPRE poder contribuir com vocês!
      Siga firme em seus objetivos, que com determinação, não há nada que nos impeça de sermos felizes,por mais dolorido que as vezes possa parecer!
      Volte sempre e comente sempre que quiser e desejar!!:D
      Bjssssssss

      Excluir
  3. O caminho das pedras enfim revelado com simplicidade,adorei beijos mil

    ResponderExcluir
  4. O caminho das pedras enfim revelado com simplicidade,adorei beijos mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e pelo apoio!! *-*
      bjssssssss

      Excluir
  5. MINHA AMADA E QD FILHA,QUE COISAS LINDAS VC COM TANTA DOÇURA E SABEDORIA MANDOU DIRETO AO NOSSO ♥.
    FICO FELIZ POR ESTE DOM Q O SENHOR TE DEU EM PODER AJUDAR A TANTAS PESSOAS COM TÃO SIMPLES,HONESTAS E VERDADEIRAS PALAVRAS.
    PARABÉNS MINHA FILHOTA,FOI COM MTA EMOÇÃO Q FIZ A LEITURA ALTA P SEU PAI TBM PARTICIPAR DESSA OBRA TÃO VALIOSA. É CLARO Q OUVIU E COMENTOU COM MTO ORGULHO O Q LI,AS VEZES COM A VOZ EMBARGADA É CLARO + CONSEGUI IR ATÉ O FIM.
    QUE O BONDOSO DEUS CONTINUE DERRAMANDO SUAS BENÇÃOS SOBRE SUA VIDA,SEU ♥ E SOBRE SUA MENTE P Q VC POSSA CONTINUAR A TRILHAR POR ESSE CAMINHO Q É TÃO GRATIFICANTE.QUE SEUS LEITORES POSSAM BEBER DE SUAS PALAVRAS COMO UM BÁLSAMO DE ALÍVIO QD SE VEREM NESSAS SUAS PALAVRAS.
    QUE BOM COMO VC DISSE NADA É POR ACASO E ATRAVÉS DE VC FICAMOS CONFIANTE Q SERÁ UM NOVO PERÍODO NA VIDA DA SUA LINDA FAMÍLIA E Q TODOS POSSAM SENTIR ESSA MESMA FELICIDADE Q LÁ VCS ENCONTRARAM.MIL BJS MEU E DO TEU PAI COM MTO ORGULHO DO Q DEUS FEZ COM A NOSSA PRINCESA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe... Só tenho duas coisas a dizer...
      AMÉM E MUITO OBRIGADA!!!
      Sem palavras... :'(
      AMO VOCÊS!!!s2

      Excluir
    2. mARCINHA VOCÊ CONTINUA MARAVILHOSA.... GOSTO DE LER AS SUAS PUBLICAÇÕES, SUPER ARROJADA, AMIGA GRANDE BJ,
      SUA FÃ
      ROSA

      Excluir
    3. Obrigada minha querida!Suas palavras são um grande incentivo para mim. Muito obrigada!;)
      bjsssss

      Excluir